27 de mai. de 2014

Resenha: O segredo do meu marido - Liane Moriarty

O segredo do meu marido é daqueles livros que os personagens marcam, têm humanidade e deixam saudade.

Gostei bastante logo no início, que não enrola, já começa contando sobre a carta que Cecilia descobre no sótão, lugar em que seu marido não vai nem sob tortura. Ele escreveu no envelope que ela só poderia abri-la depois da morte dele. Mas ela encontra antes.

Apesar de o começo já ser assim, não joga as informações. Enquanto lia, surgia alguma que primeiramente é vaga, e logo à frente ela era explicada e de forma a fazer parte da história, não simplesmente jogada ali. Prende bastante. E ao parar para trabalhar, queria voltar a ler no mesmo minuto, pois ficava pensando sobre o próximo segredo.

Na verdade são três histórias distintas, de três mulheres, que acabam envolvendo mais pessoas. Cecilia, Tess e Rachel. Os capítulos são alternados, ora a história de uma, ora a de outra, às vezes o passado.

Uma tem um segredo em mãos, a tal carta, que a atormenta, pois não quer abrir. Outra vê seu casamento acabar, mas o amor ainda existia, ou teria perdido algo no caminho? E a terceira não esquece da forma trágica como sua filha foi morta há muitos anos.

Essas três mulheres são fortes e veem seus mundos ruírem aos poucos. E todas estão em Sidney.

Cecilia é uma mulher e mãe exemplar. Tem três filhas, trabalha com a venda de Tupperware e tem uma vida extremamente certa e limpa - ela acorda todos os dias muito cedo para não deixar nenhum serviço em casa. Casada com John-Paul, que deixou a misteriosa carta. Ele ainda está vivo e parece bastante alarmado quando a esposa conta que encontrou a carta, mas não a leu.

Tess tinha se mudado há alguns anos para Melbourne com a prima, mas depois de seu casamento acabar, volta para a sua cidade com o filho pequeno, muito inteligente, com a desculpa de que iriam cuidar da mãe dela que se machucou. Tess aproveita para mudar a vida em uma semana. Matricula o filho no colégio local, onde reencontra o ex-namorado...

Apesar de Rachel ter seu filho, neto e a nora - por quem ela não nutre os melhores sentimentos - por perto, ela se fecha e esquece um pouco deles, enquanto praticamente só pensa na filha que foi morta de forma cruel. Ela ama muito o neto, mas deixa de lado o próprio filho.

As histórias começam a se entrelaçar e tudo fica ainda mais interessante. Os problemas dos personagens são reais. A autora consegue fazer com que o leitor sinta pena, raiva, amor por eles.

Liane Moriarty (1966) sabe contar histórias de mulheres que sofrem por diferentes motivos. Cada uma tem uma questão não resolvida que a atormenta e quando uma entra na vida da outra, acaba sendo ainda mais difícil manter o que na verdade é o seu segredo, pois como dividir isso com pessoas que mal conhecem, apesar de precisar de um ombro amigo? O segredo do meu marido (Intrínseca, 368 páginas, R$29,90) é muito bem escrito e, como disse, prende e faz querer chegar ao final, e quando chega, o leitor sente falta de tudo. Eu senti.

Amores e amizades do passado, família, amigos e traições fazem parte desta história cheia de verdades.

Muito massa as reviravoltas. A forma como a autora explica e nos faz entrar na vida dos personagens é sensacional. Recomendo! E quero ler mais obras dela.

*****
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580574791
Ano: 2014
Páginas: 368
Skoob
*****

8 comentários:

  1. Eu já estava com vontade de ler este livro e depois de ler sua percepção sobre ele, a vontade só aumentou.
    A parte que vc descreve como "Os problemas dos personagens são reais. A autora consegue fazer com que o leitor sinta pena, raiva, amor por eles." me lembrou muito o livro Questões do Coração...foi exatamente este sentimento que tive.
    =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Ro, adoro quando um livro que gosto desperta curiosidade.

      Vou anotar esse que você falou, quero mais livros assim, são muito bons! Bjosss

      Excluir
  2. Se ja estava doida pra ler imagina agora...
    Adorei a resenha, Foufa!
    Assim que acabar te conto o que achei.
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você que me deixou com vontade de ler! =)

      E quero saber a sua opinião, sim ^_^

      Bjos, foufa!

      Excluir
  3. Oi Celly, tudo bem??

    Estou louca para ler esse livro, só vejo ótimas resenhas dele. Super curiosa para saber esse segredo e como a vida dessas três mulheres se entrelaçam.

    Ótima resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, foufa, é muito, muito bom! Então leia tão logo puder =)

      Obrigada! Bjocassss!

      Excluir
  4. Oi Celly!
    Adorei a resenha! Vou procurar esse livro o quanto antes, pois fiquei curiosíssima!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.