15 de set. de 2013

Lista: Livros ajudam a escolher as próximas leituras

Olá, leitores!

Muitas vezes nos deparamos com dúvidas sobre o que ler depois que terminamos um livro - ou ao mesmo tempo, eu leio vários juntos -, qual obra pode ser interessante em determinado momento. Para os clássicos consulto dois títulos que gosto bastante, por isso resolvi colocar as sinopses aqui para os leitores do Mundo de Fantas:

1001 Livros Para Ler Antes de Morrer

Sinopse:

A arte de contar histórias é intrínseca à natureza humana – seja para transmitir conceitos morais, registrar acontecimentos históricos, relembrar a vida de uma grande personalidade, por puro entretenimento, ou, como Sherazade, para viver por mais um dia.

Desde As mil e uma noites, as narrativas de ficção exercem grande fascínio e influência sobre as pessoas. Seduzidos pela leitura, inúmeros jovens descobriram seu talento e se tornaram escritores. Livros inspiram outros livros numa progressão tão espantosa que fica difícil para qualquer um acompanhar todas as opções disponíveis.

1001 livros para ler antes de morrer reúne algumas das obras de ficção de maior impacto da história. De clássicos como Dom Quixote, de Cervantes, e Os Lusíadas, de Camões, até os mais recentes e inovadores, como Almoço nu, de William Burroughs, e Tudo se ilumina, de Jonathan Safran Foer, você encontrará aqui títulos que marcaram época, dos mais diversos estilos e para todos os gostos.

Com resenhas elaboradas por uma equipe de escritores, críticos literários e jornalistas internacionais, este livro poderá guiá-lo pela história da literatura mundial. E, para darmos mais destaque à produção literária de língua portuguesa, incluímos nomes como Aluísio de Azevedo, Lima Barreto, Lygia Fagundes Telles e Mia Couto.

Não importa se você está escolhendo sua próxima leitura, tentando encontrar o presente ideal para um amigo ou se deseja conhecer um pouco mais sobre grandes obras e seus autores, 1001 livros para ler antes de morrer é perfeito para todos os que gostam de ler.

“Um país se faz com homens e livros”, declarou Monteiro Lobato. De fato, a literatura tem a incrível capacidade de moldar as pessoas e seus atos. Diversos autores consagrados, entre eles Charles Dickens, descobriram sua vocação ao serem seduzidos por uma obra de ficção. Mas é claro que não é preciso ser um grande escritor para sofrer a influência dos livros. Afinal, quem nunca se encantou com uma boa história?

Em 1001 livros para ler antes de morrer, você encontrará – apresentados por escritores, críticos e jornalistas de todo o mundo – obras, autores e personagens que povoaram a imaginação de milhares de pessoas e que, ainda hoje, estão vivos em suas memórias.

Camões, Sartre, Borges, Cervantes, Balzac, Dostoiévski e outros gigantes da literatura mundial estão representados aqui pelo melhor de sua produção. No âmbito nacional, não poderiam faltar Machado de Assis, José de Alencar, Oswald de Andrade, Clarice Lispector, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Chico Buarque e Cristóvão Tezza.

Do País das Maravilhas, de Lewis Carrol, ao Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, este livro o levará a uma aventura fantástica por universos inimagináveis. E o melhor é que a volta a esse mundo não precisa durar só 80 dias. Apenas sente-se confortavelmente, relaxe e deixe a imaginação levar você.

Serviço
Editora: Sextante
ISBN: 9788599296646
Ano: 2010
Páginas: 960
Tradutor: Ivo Korytowski, Marcelo Mendes, Paulo Polzonoff Jr.
Guia de leitura: 100 autores que você precisa ler

Sinopse:

O que ler, dentre tantas possibilidades que se apresen­tam na vida – demasiado curta para abranger toda a literatura clássica e os novos autores que surgem a cada dia?

Esta é uma questão que se coloca a todos os leitores. Guia de leitura: 100 autores que você precisa ler apresenta, de modo sucinto e claro, cem escritores que se destacam no ramo da ficção e que, através dos séculos, deixaram sua marca na imaginação humana. O leitor encontrará aqui um breve texto sobre a vida de cada um deles, uma relação dos títulos mais impor­tan­tes por autor seguidos de um ensaio escrito por críticos literários, jornalistas, escritores e professores; pessoas, em suma, apaixonadas pela leitura.

Abrangendo narradores estrangeiros e brasilei­ros, do século V da Grécia antiga ao século XX, o livro reúne os principais nomes do chamado cânone da literatura ocidental: homens e mulheres geniais que, quer por sua origina­lidade estilística, narrativa ou temática, atra­vessam o tempo, sendo lidos e relidos por aqueles que apreciam bons contadores de histórias.

O livro se propõe a ser não uma lista exaustiva de autores e obras, mas um valioso livro de referência, um companheiro para todos aqueles que se aventuram e se deleitam nos imprevisíveis e fascinantes caminhos que a literatura sempre está a inventar.

Serviço
Editora: L&PM POCKET
ISBN: 9788525416582
Ano: 2007
Páginas: 248
Skoob | L&PM | Leia um trecho

Leia também
+ Resenha: Como um Romance – Daniel Pennac
+ Resenha: Dez mil – autobiografia de um livro – Andrea Kerbaker
+ Os dez direitos do leitor, por Daniel Pennac e ilustrações de Quentin Blake 

Um comentário:

  1. Oi!

    Ah eu não tenho nenhum desses, eu tenho um que é lista de autores, mas ainda não usei para escolher leitura.

    ResponderExcluir

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.