26 de mar. de 2013

Resenha Especial: A Casa dos Muitos Caminhos - [2 anos sem] Diana Wynne Jones

Estou órfã.

Quando li a última frase de A Casa dos Muitos Caminhos (Galera Record, 304 páginas, R$44,90) foi esta a sensação que tive, infelizmente Diana Wynne Jones, essa grande criadora, contadora e escritora nos deixou em 26 de março de 2011, exatamente há 2 anos, por conta de um câncer no pulmão.

Não poderei mais encontrar Howl, Sophie, Calcifer e o próprio Castelo Animado. Me senti mal por isso, de verdade. Bateu uma tristeza tão grande... A série Castelo Animado – os três livros – entrou para a lista dos favoritos.

Em A Casa dos Muitos Caminhos, Charmain é uma menina que ama os livros, vive com a cara afundada neles, e deseja trabalhar na Biblioteca Real. Mas um dia a tia Semprônia a leva para cuidar da casa do tio-avô William Norland, um mago que está doente e precisa se retirar a fim de se tratar.

Como a menina leva uma boa vida sem fazer nada, somente lendo, a tia lhe questiona se conseguirá cuidar da casa, e também se Charmain sabe magia. Nessa parte ela gagueja, mas a tia não percebe. Sua mãe “não achava que a magia fosse algo distinto”, por isso a menina nunca aprendeu nada.

Já na casa, descobre que o tio deixou muitas mensagens, se ela não soubesse como fazer algo, era só perguntar alto que ele responderia. Descobre também que a casa não é comum, ela realmente tem muitos caminhos. No início, entrar por uma porta, voltar e encontrar um lugar diferente pode parecer meio difícil, mas depois se acostuma.

Na casa, que está uma verdadeira bagunça, cheia de roupas e louça suja – sem torneira para lavá-las, pois os kobolds as arrancaram, Charmain encontra uma pequena amizade, o cachorrinho Desamparado, que se revela mais uma DesamparadA.

De repente chega Peter, um menino que diz ter ido aprender magia com o senhor William, mas, mesmo ele não estando, o garoto acaba ficando. Ele ajuda Charmain nas complicadas tarefas do dia a dia – é um tanto desastrado –, mas a menina por vezes não reconhece seu apoio, como quando ele arruma o seu quarto e Charmain fica revoltada, pois ela queria aprender a ter responsabilidade e fazer as tarefas, e como conseguiria se alguém sempre fazia tudo para ela?
Nessa aventura Charmain encontra antigos personagens, o sapeca Howl, Sophie e Calcifer, o demônio do fogo, que trazem uma ajuda mais do que bem-vinda.

A Casa dos Muitos Caminhos mostra a amizade, a paciência que precisa ter para conseguir conviver, pois precisamos abrir mão de certas atitudes que estamos acostumados e saber dividir e aprender com os outros.

Não posso simplesmente falar que é mais um livro de Jones. Talvez possa dizer que é mais um livro incrível de uma de minhas autoras favoritas (tanto que o banner do Mundo de Fantas é uma imagem da animação de O Castelo Animado, dirigida por Hayao Miyazaki).

O Castelo no Ar
Os livros que compõem a série são histórias à parte, mas que unidos formam uma maior. Em todos eles o leitor encontra o trio Howl, Sophie e Calcifer. Eles deixam saudade.

Diana Wynne Jones (16 de agosto de 1934 - 26 de março de 2011) escreve de maneira a prender o leitor, e o faz querer mais e mais. Cursou inglês na Universidade de Oxford e foi aluna de C. S. Lewis e J. R. R. Tolkien. Escreveu mais de 40 obras, infelizmente poucas foram lançadas no Brasil. Da série Os Mundos de Crestomanci nem todos os livros foram traduzidos, apenas 5 dos 7 títulos.

Jones inventou uma das melhores histórias que já li. A série toda, O Castelo Animado, O Castelo no Ar e A Casa dos Muitos Caminhos, é altamente recomendada.


Primeiros parágrafos

- Charmain deve ir - disse a tia Semprônia. - Não podemos deixar o tioávô William enfrentar sozinho.
- Seu tio-avô William? - espantou-se a Sra. Baker. - Ele não é... - ela tossiu e baixou a voz poque isso, para ela, era muito desagradável. - Ele não é um mago?

*****
Altamente recomendado
Editora: Galera Record
Título original: The House of Many Ways
Tradução de: Raquel Rampil
ISBN: 8501086061
Ano: 2010
Páginas: 304 
Skoob | Galera Record
*****

Leia as resenhas de O Castelo Animado e O Castelo no Ar

5 comentários:

  1. Priscilla R. Dutra26/03/2013, 11:13

    Essa sensação de acabar uma série, ou um livro onde sabemos que o autor nunca mais vai poder escrever, é horrivel. Passei por isso ao ler a ultima frase de Harry Potter xD Não sabia que ela tinha morrido e é uma coisa mto triste mesmo >:
    Com as suas resenhas fiquei mto curiosa com os livros e vou querer lê-los. Uma aluna de Lewis e Tolkien deve escrever maravilhosamente.
    =**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, há dois anos... =/

      Leia todos, sim. Quero começar "Os Mundos de Crestomanci" =)

      bjos

      Excluir
  2. Celly, eu li Os Mundos de Crestomanci e gostei bastante. Pôxa, não sabia que ela havia morrido. Muito triste mesmo. Aqui na biblioteca onde trabalho temos O castelo Animado e já adicionei na lista de compras esses outros títulos. Valeu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roseli, tenho certeza de que os leitores vão curtir os livros todos, são fantásticos!

      Bjos.

      Excluir
    2. ola Roseli , eu gostaria de saber se vc ainda o livro do castelo animado

      Excluir

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.