20 de abr. de 2013

Diário: 2ª Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre, RS

Olá, leitores!

Sei que ando meio sem publicar muito no blog, mas estou viajando para ir a eventos literários e também visitar a família - porque a saudade bate!

Mas esse Diário será para falar da 2ª Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre, RS, que aconteceu nos dias 12 e 13 de Abril no Memorial do Rio Grande do Sul. Posso adiantar que foi bem divertido, encontrei amigos, autores, leitores, conheci pessoalmente amigos da internet e conversei com as crianças... Sim, eu, uma pessoa extremamente tímida aceitei o desafio do Christian David - um dos organizadores da Odisseia - e fui falar, no primeiro dia, com os pequenos sobre meu livro Em Busca do Arco-Íris de Sonhos.

O bacana de conversar com as crianças é que elas são diretas e falam sobre a história de uma maneira fantástica. Nesse caso os livros foram enviados pela Editora Estronho/Fantas um tempo antes para que as professoras pudessem trabalhar em sala de aula. Os alunos da Escola Balão Vermelho fizeram várias surpresas para mim, a primeira é que eles tiveram a ideia de irem fantasiados, pois o livro fala de sonhos! E a segunda é que cada sala - foram duas - fez um livro com desenho de cada aluno representando o livro Em Busca do Arco-Íris de Sonhos. Isso é tão especial para quem escreve para os pequenos, por isso sempre digo que não se deve substimá-los, eles entendem o mundo de uma forma pura, sem os filtros dos adultos.

Super-heróis e princesas

Mas, como sou muito tímida, a professora - e ilustradora! - Liza Petiz, que é uma querida, me ajudou bastante (sem contar que ela me deu dois livros com suas ilustrações!), então foi tudo tranquilo e gostoso.

Eu, Liza Petiz e Christian David

No final todos ficaram me perguntando se eu estava inteira... não entendi o motivo, afinal eu estava tranquila todo o tempo... Ok, nem todo assim...

No primeiro dia encontrei o querido Luan Felipe, um amigo da internet, fomos almoçar e falamos de muitas cousas, principalmente sobre livros e blogs. Aliás, as fotos com as crianças foram todas tiradas por ele, obrigada, mocinho!

Na sexta ainda, tivémos a palestra de abertura e depois o jantar! Tenho certeza de que essa foi a parte mais aguardada do dia - penso que a maioria não vá admitir, mas eu sei que sim! -, pois já virou um clássico da Odisseia, quando os autores, livreiros, palestrantes se juntam num restaurante e falam bobagens. Surgiu uma conversa de que apenas poderiam juntar mesas para oito pessoas, entendemos oito de cada lado, então tinha muita gente naquela mesa gigante... Confesso que fiquei com o rosto doendo de tantas risadas.

Estavam na mesa dos senhores Juarez Nogueira, Marcelo Amado, Max Mallmann, Felipe Castilho, Ana Cristina Rodrigues, Estevão Ribeiro, Rober Pinheiro, Everson Probst, Gerson Lodi-Ribeiro, Flávio Medeiros Jr., Bruno Schlatter, Ana Carolina Silveira, Marcelo Augusto Galvão e eu.

Quando enfim Marcelo e eu fomos para o hotel, estávamos exaustos, mas felizes.

No sábado pela manhã voltamos ao Memorial. Às 11h teve o encontro de blogueiros - duas horas que passaram muito rápido! - organizado pela Tamires do blog Gaveta Abandonada

Encontro de blogueiros

Não falo das mesas, não consegui participar de nenhuma. Mas, diferente do ano passado, esse eu não esqueci de comprar livros! Poucos, porque a grana tá curta e as estantes cheias.

Saí com os seguintes títulos:

E ganhei da professora Liza Petiz:
  • Assombros Juvenis II
  • Histórias do mundo pra todo mundo

Eu adorei reencontrar os amigos, conhecer pessoas, conversar com as crianças. Duda Falcão, Cesar Alcázar, Christopher Kastensmidt, Nikelen Witter e Christian David, obrigada por mais essa Odisseia.

Meu amore e eu ♥

Até 2014!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.