6 de dez. de 2012

Dica de leitura: História de Simbad, o Marujo

História de Simbad, o Marujo  é um ciclo de histórias de origem no antigo Oriente Médio.

Simbad, o herói destas histórias, é um marinheiro fictício originário de Bagdá, que viveu durante o califado abássida. Suas sete viagens pelos mares a leste da África e a sul da Ásia o fazem passar por inúmeras aventuras fantásticas que incluem encontros com povos estranhos, seres monstruosos e fenômenos sobrenaturais.

Nos dias de Harun al-Rashid, califa de Bagdá, vivia nesta cidade um pobre carregador. Certo dia, o carregador faz uma pausa no seu árduo trabalho para descansar junto à casa de um rico comerciante, e pragueja contra a injustiça do mundo, que permite ele seja um pobre miserável e que o dono da casa seja tão rico. Ao escutar seus lamentos, o senhor da casa pede que ele seja trazido para dentro, onde é revelado que os dois, por coincidência, chamam-se Simbad. O Simbad rico diz ao Simbad carregador que ele já foi pobre e tornou-se rico por "fortuna e destino", e se oferece para contar-lhe a história de suas viagens maravilhosas.

A história de Simbad é conhecida a partir d'As Mil e uma Noites, a célebre coleção de contos árabes traduzida ao francês pelo orientalista Antoine Galland e publicada entre 1704 e 1717. Sabe-se, porém, que a história de Simbad não estava originalmente em nenhum manuscrito d'As Mil e uma Noites utilizado por Galland, e que a inclusão daquela história na coleção foi uma decisão arbitrária do autor francês.

*****
Editora: Hemus
Tradutor: Norberto de Paula Lima
Ilustrações: Gustave Doré
Páginas: 104
Skoob
*****

Leia a resenha de Aladim e a Lâmpada Maravilhosa - As Mil e Uma Noites

Um comentário:

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.