27 de out de 2012

Dica de leitura: O Castelo no Ar - Diana Wynne Jones

Em O Castelo no Ar (Garela Record, 304 páginas, R$42,90), Howl, Sophie e Calcifer estão de volta em uma aventura fantástica e surpreendente. Tudo começa com Abdullah, um jovem mercador de tapetes. Ele não é rico, pois sonha acordado tempo demais para ser próspero em seu negócio. Nessa vida imaginária que constrói, Abdullah é, na verdade, um príncipe, que foi sequestrado ao nascer e acabou sendo adotado por um pobre mercador de tapetes.

Um dia, um estranho aparece em sua tenda, oferecendo-lhe um tapete mágico por uma bagatela. Antes de ir dormir, ele coloca o dito tapete voador no topo da pilha de tapetes caros que usa como cama (assim, caso alguém tentasse roubá-los, teria de levá-lo junto). Quando acorda, Abdullah percebe que não se encontra mais em sua tenda. Está em um grande palácio, onde vê uma linda moça, filha do Sultão. Ela é a mulher dos seus sonhos e se chama Flor da Noite. Os dois se apaixonam e resolvem fugir para se casar em segredo. 

Na noite da fuga, Flor da Noite é carregada pelos ares por um gigantesco e terrível demônio. Abdullah não consegue segui-lo, e acaba sendo preso pelos guardas do Sultão, que acreditam que ele é o culpado pelo desaparecimento da moça. Decidido a resgatar a mulher de sua vida, o mercador conta com a ajuda de personagens atípicos no que se torna uma grande e divertida aventura — um tapete voador que tende a desobedecer a seu dono, um gênio da garrafa que sempre tenta fazer com que o desejo acabe da pior maneira possível, um soldado desertor egoísta, que o gênio garante ser a melhor pessoa para ajudar Abdullah a encontrar Flor da Noite, uma gata que consegue mudar de tamanho e seu filhote... 

A sequência: O Castelo Animado, O Castelo no Ar e A Casa dos Muitos Caminhos.

*****
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501075420
Ano: 2007
Páginas: 304
*****

Sobre a autora
Nascida em 1934, Diana Wynne Jones é uma das mais populares escritoras juvenis da Inglaterra. Com mais de 20 títulos publicados, a obra da escritora versa sobre um universo fantástico, conquistando adultos e crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.