6 de jun. de 2012

Resenha: Crônicas da Fantasia - Cristiano Rosa (org.)

Um livro que encanta logo na primeira vez que o pegamos nas mãos. A capa e a parte gráfica chamam a atenção de forma positiva. Crônicas da Fantasia (Editora Literata,114 páginas, R$25)  é organizado pelo Cristiano Rosa, além de autor é blogueiro e escreve no Criando Testrálios.

Algumas crônicas são muito bem escritas, rápidas como o estilo pede e que prendem e cativam, outras são médias. As que mais me encantaram e mereceram destaque são:

Campeonato de beijar sapos – Ana Cristina Rodrigues
A autora se torna a personagem, através das palavras de Ana conhecemos sua amiga problemática, Dani, que não consegue arranjar um namorado e Iara, que chega na metade da história para ajudá-la, num campeonato de beijar homens e escolher o seu príncipe encantado.

Cegueira – Daniel Cavalcante
Em 2 páginas o autor consegue ser intenso. Um homem cego espera ser ajudado para atravessar a rua, simplesmente, mas as pessoas se mostram mais ocupadas para essa tão árdua tarefa.

Desilusão – Veridiana Ghesla
A crônica é contada pela visão de um personagem do folclore nacional, que ganhou destaque nas páginas de certo autor – leia-se Monteiro Lobato –, mas que se mostra triste com o futuro, pois as pessoas não têm mais tempo ou curiosidade para ler ou ouvir as lendas.

O pior olhar da criatura – Tânia Souza
A história de um apaixonado, que se enamora pela imagem de uma fênix passeando pelo céu, quando se depara com um dragão, e foge. Passados tempos, encontra seu amor, que pede que vá atrás de ovos de dragões.  De forma poética, a autora mostra o amor verdadeiro de uma maneira não convencional.

Para onde vão as fadas quando crescemos – Cristiano Rosa
Numa sociedade moderna, até mesmo as fadas precisam se reciclar. Com humor o autor mostra como é difícil até mesmo para fadas conseguirem um novo emprego.

“Ela então decidiu tentar vender um antigo ensinamento de fadas mais velhas sobre o poder do pó mágico. Ele torna reais os sonhos das pessoas. Principalmente ao misturá-lo com vodka”.

Satírico – Daniel Gruber
Nesta crônica, com bastante humor o autor mostra a revolta de um sátiro, por sua espécie não ser respeitada pelos humanos. Ele exige o fim do racismo e denuncia “Existem comunidades no Orkut só voltadas a instigar o ódio contra nós: ‘sátiros não são gente’, ‘tenho um sátiro atrelado na minha carroça’”.

Muitos textos abordam a questão do homem sem a fantasia, triste, e o ser fantástico de cada autor também se torna assim, ou tenta ajudá-lo. Nesse mundo a fantasia é vista como “coisa de criança”, e o ser humano segue triste em sua vida real.

“E seus olhos atentos de caçador estavam maravilhados com a visão no limiar entre os dois mundos. Mundos que outrora eram unidos, mas que o tempo levou os homens e a magia para dimensões opostas”, pág 69.

*****
Editora: Literata
ISBN: 8563586520
Ano: 2012
Páginas: 117
*****

8 comentários:

  1. Agradeço pela otima resenha e pelo apoio de sempre.

    ResponderExcluir
  2. haha Quando participei da promoção, pensei ser um tipo diferente de livro... Mas parece ser bem legal com essas diversas Crônicas.
    Estou meio cheio de coisas pra fazer e ler (graças à Deus!), além de estar sem grana atualmente, mas assim que der, gostaria de comprar este livro. Não apenas porque é bom ler crônicas assim, com humor e tal, mas pra incentivar a literatura fantástica nacional!
    Gostei da resenha!
    Até a próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim temos que agradecer sempre por ter muitas coisas para ler \o/ hihihi

      O livro é bem bacana li numa tarde =)

      Excluir
  3. Olá!
    Essa é minha primeira visita ao blog e quero dizer que estou amando :)
    Também estou seguindo, se puder, da uma passadinha pelo meu *-*

    Beijos,
    Feh
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. eu sou fã dos contos do Daniel Cavalcante.
    Roger (SC)

    ResponderExcluir
  5. Também preferi esses contos, mais o do centauro - infelizmente não estou com o livro aqui, não lembro o nome do autor. É legal ver tanta gente nova participando com boas ideias e histórias bem-estruturadas!

    ResponderExcluir

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.