26 de mar. de 2009

Resenha: O menino alquimista - Juarez Nogueira

Eu sempre ia a uma livraria em Curitiba e lá estava O menino alquimista a me chamar. Podia escutá-lo, mas não sei o que acontecia que ia embora sem levá-lo comigo. Até que um dia resolvi que queria saber por que o livro insistia em me querer tanto – isso sempre acontece, um livro está lá na estante e de repente, quando passo, ele estende seus bracinhos invisíveis e me pede colo, querendo que o leve para casa e o leia. E sempre descubro que são histórias maravilhosas e desta vez não foi diferente.

O menino alquimista conta a história do Menino, como é chamado, em busca do conhecimento, sua jornada até a cidade de Alkimia.

Mas antes de tudo, sofrerá provações, como encontrar com o Diabo, feio como o pintam – ou até mais –, e ser tentado a trocar seus sonhos por uma visão da cidade de sua procura.

O Menino passa por um tabuleiro de xadrez, jogado entre a Fé e a Ciência, onde as peças incrivelmente – ou nem tanto! – se parecem com pessoas – indecisas a quem seguir. Até que a Razão interfere na briga daquelas duas.

Uma das partes mais belas, sem dúvida, é o encontro do Menino com a Verdade, “velha senhora tranquila e serena”.

“Estarei sempre por perto, Menino, mas é você quem deve querer a minha companhia. Eu sou aquela que sei, por isso estou muitas vezes só”, disse ela.

Há muitas mensagens explícitas – e implícitas – de outras histórias, mas a principal é sobre como perseguir os sonhos sem jamais abandoná-los.

*****
Páginas: 157
Editora: Landy
ISBN: 8587731963
*****

6 comentários:

  1. Oi Celly (sou sua amiga no Skoob, indiquei O colecionador - tambem frequento o Meia Letra) fiquei muito curiosa sobre esse livro, gostei muito da sua forma de escrever. Vai para a minha lista para ler.

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Uoi, Celly!

    Adoreeeei o teu blog, tão organizadinho, tão lindo. >.<
    E o nome também! xD

    Enfim, muito obrigada por visitar o meu. ^^

    Ai ai, nem conheço esse livro. o.O
    Mas do jeito que tu falou, deve ser algo muito gostoso de ler. ^^

    ResponderExcluir
  3. Oi! Ah obrigada, adicionei esse seu (não li ainda os outros) na minha lista também - por que aqui é melhor de acompanhar do que no skoob, alias muito lindo o seu blog (ainda estou aprendendo a arrumar + ou -). Eu gosto de livro infantil sim, amo o Harry.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é super lindo! Recomendadíssimo! ^.^
    É mágico mesmo!
    Obrigada, Cláudia! ^.^

    ResponderExcluir
  5. legal mesmo cara este livro

    ResponderExcluir
  6. Caraa! me amarrei no livro...
    =]

    ResponderExcluir

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.